Eclosão de desejos
qui., 21 de ago.
|São Paulo
Livia Moura VAV


Horário e local
21 de ago. de 2025, 18:00 – 11 de out. de 2025, 18:00
São Paulo, Alameda Lorena, 1257 - casa 1 - Jardins, São Paulo - SP, 01424-001, Brasil
A Terra deseja. E é a partir desse desejo que Lívia Moura conduz sua criação. Suas obras nascem do encontro entre o gesto da artista, os ritmos do território e os saberes compartilhados por mulheres que tecem, tingem e tramam em diálogo com o ambiente ao redor. Tudo pulsa junto: corpo, cor, terra, matéria.
Cada obra desta exposição é uma explosão de cor, forma, presença e de sensações. Pigmentos naturais colhidos pela própria artista são atravessados por bordados e lãs produzidos por mulheres da Cooperativa da Lã Mulheres Rurais da Montanha. Essas camadas revelam uma poética que desloca a ideia da artista isolada e propõe uma estética enraizada, sensível às relações de cuidado e reciprocidade com o entorno.
As cores são intensas, vivas, quase em ebulição, como se fossem desejos latentes da Terra que, ao emergirem, despertassem também nossos próprios desejos silenciados.
Lívia nos convida a desaprender a centralidade do humano. Em suas palavras: “A arte é essa eclosão de desejos que toda forma de vida produz para se reinventar e se manter na trama da vida.” Neste sentido, as obras aqui evocam a Terra como agente criador, presença ativa e fonte contínua de imaginação.
Eclosão de Desejos é, portanto, um campo sensível, onde o fazer artístico se confunde com o fazer do mundo. O pigmento torna-se linguagem comum entre planta, mulher, território e gesto. As tramas, visíveis e invisíveis, apontam para um futuro que já pulsa agora, onde o desejo se manifesta como força vital, celebração e movimento. Um desejo que brota do chão e encontra, no encontro entre mãos e matéria, o seu modo de florescer.



